Bruce Dickinson, o icônico vocalista do Iron Maiden, revelou recentemente que seu álbum ao vivo favorito é “Made in Japan” do Deep Purple, lançado em 1972. Em declaração ao National Album Day do Reino Unido, Dickinson expressou seu profundo apreço pelo álbum duplo que, segundo ele, transformou completamente sua vida.
“Made in Japan foi provavelmente o segundo disco do Deep Purple que escutei após ‘Deep Purple in Rock’ e mudou minha vida… me deixou impressionado!”, afirmou Dickinson com entusiasmo.
O frontman do Iron Maiden compartilhou lembranças nostálgicas sobre como o álbum influenciou sua juventude. “Eu queria ser todos naquela banda… todos. Cheguei a quebrar os alto-falantes do toca-discos dos meus pais tocando esse álbum. Eu sabia cada nota”, revelou o cantor.
Sua admiração pelo guitarrista Ritchie Blackmore era particularmente notável: “Costumava pular em sofás com uma guitarra de baixa qualidade tentando ser Ritchie Blackmore e fazendo o que eu imaginava que ele fazia no palco.”
Dickinson concluiu enfaticamente sua opinião: “Que revelação. Acredito que é o maior álbum ao vivo — o maior álbum de rock ao vivo já feito e continua sendo!”
Curiosamente, existem várias conexões entre o “Made in Japan” do Deep Purple e a carreira do Iron Maiden. Martin Birch, que trabalhou como engenheiro no álbum ao vivo do Deep Purple, posteriormente produziu uma década de álbuns do Iron Maiden, desde “Killers” (1981) até “Fear of the Dark” (1992). Dickinson mencionou inclusive ter tido o privilégio de trabalhar com Birch, que lhe contou histórias sobre a produção do álbum.
Outra conexão interessante é que o Iron Maiden homenageou o título “Made in Japan” com seu próprio EP ao vivo de 1981, “Maiden Japan”.
Vale ressaltar que Dickinson não está sozinho em sua admiração pelo álbum. Lars Ulrich, baterista do Metallica, também destacou “Made in Japan” como seu álbum ao vivo favorito no início deste ano, incentivando os fãs a conferirem o trabalho, descrevendo-o como “o melhor do rock and roll ao vivo”.
O National Album Day, que acontece no sábado (18 de outubro), homenageará o Iron Maiden como “Campeões de Álbum” ao lado de outras bandas britânicas como Wolf Alice, Architects e Nova Twins.


