Uma colaboração musical pouco conhecida de Ozzy Osbourne quase o colocou lado a lado com Madonna no início dos anos 80, mas acabou resultando em uma parceria com a atriz Kim Basinger. A revelação veio durante uma conversa entre os filhos do roqueiro, Jack e Louis Osbourne, no podcast “Trying Not to Die”.
Durante o episódio, Louis Osbourne mencionou uma colaboração dos anos 80 entre a banda Was (Not Was), Ozzy e Kim Basinger que muitos fãs desconhecem. Segundo ele, a música originalmente havia sido planejada para ter Madonna como parceira de seu pai.
“Was (Not Was) fez um dueto com Madonna. Foi escrito para Madonna e Was (Not Was), era quando meu pai estava em alta no início dos anos 80, assim como ela, que realmente estourou e depois não deu aprovação para o lançamento do disco”, revelou Louis.
Com a recusa de Madonna, os produtores buscaram uma alternativa. “Quando Kim Basinger estava tendo aquele grande momento de atuação no meio de sua carreira nos anos 80, eles decidiram que também tentariam transformá-la em uma estrela pop. Então gravaram com Kim Basinger”, explicou Louis.
O mais surpreendente é que, de acordo com Louis Osbourne, “em algum lugar por aí, existe uma gravação de dueto de Madonna e meu pai que nunca veio à luz do dia. E isso seria basicamente com Was (Not Was)”.
Jack Osbourne complementou a história afirmando que poucos conhecem essa colaboração, já que comercialmente a música foi promovida apenas como “Was (Not Was) e Kim Basinger”, sem destacar a participação de Ozzy como outro vocalista da faixa.
Don Was, membro do Was (Not Was), também comentou sobre essa história à revista Rolling Stone em outubro. Ele explicou que, na época da gravação original (1983), Madonna ainda não era um nome conhecido mundialmente. “Ela fez um ótimo trabalho… mas não soava como Was (Not Was) para mim”, disse Was, acrescentando que eles decidiram trazer Ozzy para uma parte da faixa.
“Percebemos cerca de oito anos depois que tínhamos Ozzy e Madonna em faixas paralelas”, continuou Was. “Então, entregamos a um remixador… e ele transformou isso em um dueto Ozzy/Madonna.”
No entanto, ao ouvir a versão remixada, Madonna recusou a música. Com isso, Was (Not Was) convidou Kim Basinger para regravar as partes originalmente cantadas por Madonna. Embora o remix nunca tenha alcançado o público americano, tornou-se um dos maiores sucessos de Was (Not Was) no Reino Unido.
A música “Shake Your Head”, lançada em 1992, quase uma década após ser inicialmente concebida, alcançou a 4ª posição nas paradas britânicas.

