Um show do Limp Bizkit programado para 31 de maio de 2026 na Unibet Arena em Tallinn, Estônia, foi cancelado devido a comentários passados do vocalista Fred Durst sobre a Rússia e o presidente Vladimir Putin. A apresentação, que teria ingressos à venda a partir de 17 de novembro deste ano, foi removida da programação do local.
A Baltic Live Agency, promotora responsável pelo evento, anunciou o cancelamento através de um comentário na página do Facebook destinada ao show: “Informamos que devido a circunstâncias além do controle do organizador, o concerto do Limp Bizkit planejado para 31 de maio de 2026 está cancelado. Nossas desculpas.”
Embora a promotora tenha feito o anúncio oficial, não está claro quem pressionou pela remoção do show da agenda do local. Segundo a agência de notícias estoniana ERR, o Ministério das Relações Exteriores do país se manifestou contra o concerto logo após seu anúncio inicial em 7 de novembro, afirmando que “não há lugar na Estônia para um apoiador de um estado agressor”.
“A Estônia apoia a integridade territorial da Ucrânia e o princípio de que cada centímetro do território ucraniano pertence à Ucrânia”, disse um assessor de mídia do ministério à ERR.
Vale lembrar que esta não é a primeira controvérsia envolvendo Durst e países da região. Em 2015, o vocalista foi proibido de entrar na Ucrânia pelo governo do país após manifestar interesse em se mudar para a Crimeia, região anexada pela Rússia em 2014.
Durante uma entrevista de rádio naquele mesmo ano, Durst expressou desejo de obter cidadania russa e eventualmente comprar uma casa no país. “Como a Rússia é retratada na mídia está longe da realidade, e quero provar a todos que é realmente legal!”, declarou na ocasião. O governo russo chegou a celebrar os comentários de Durst nas redes sociais.
De acordo com a Radio Free Europe, Durst posteriormente enviou uma carta às autoridades da Crimeia elogiando Putin. “Estou certo de que podemos fazer muitas coisas importantes juntos e isso ajudará a Rússia, e ajudará pessoas em todo o mundo a entender que Putin é um grande cara com princípios morais claros e uma pessoa legal”, dizia a carta, segundo o veículo.
É importante notar que Durst foi casado com Kseniya Beryazina, uma maquiadora nascida na Crimeia, entre 2012 e 2019. O casamento ocorreu dois anos antes da região ser anexada pela Rússia.
Até o momento, o Limp Bizkit não se manifestou sobre o cancelamento do show na Estônia em seus canais oficiais. A banda tem como próximo compromisso um show em 29 de novembro na Cidade do México.



