Wolfgang Van Halen, filho do lendário guitarrista Eddie Van Halen, concedeu uma entrevista ao Loudwire Nights na quinta-feira (2), onde falou sobre seu novo álbum “The End”, que será lançado em 24 de outubro, além de compartilhar insights sobre sua carreira solo com o projeto Mammoth.
Durante a conversa, Wolfgang revelou que o início de sua carreira solo foi um desafio pessoal. “Foi apenas um desafio pessoal, só para ver se eu conseguiria e se era algo que eu poderia fazer da minha vida”, explicou ele ao apresentador Chuck Armstrong.
O mundo tomou conhecimento da possibilidade de Wolfgang seguir carreira solo quando seu pai mencionou o assunto em uma entrevista à Smithsonian em 2015. “Você podia ver o quanto ele estava empolgado com isso, porque eu tinha cerca de 20 dessas ideias. Ele ouviu muito do material. Dava para perceber o quanto ele estava orgulhoso”, recordou Wolfgang.
Agora, uma década depois, Van Halen está preparando seu terceiro álbum com o Mammoth. Ele confessou que está sempre trabalhando em novas músicas: “É o que eu faço, toco instrumentos e tal, mas o que eu mais gosto é compor canções”, compartilhou. “Você não pode realmente escolher quando uma canção ou ideia vem até você. Você acaba construindo esse banco de gravações aleatórias no celular – com sorte, você conseguiu capturar a ideia.”
O músico também explicou como é seu processo de seleção de músicas para um álbum. “Do jeito que fazemos, acabamos tendo cerca de 10 ou 15 ideias para o disco”, disse ele. “Vai ter material que fica de fora, não porque não era bom o suficiente, mas porque você simplesmente não teve tempo suficiente.”
Um momento marcante recente para Wolfgang foi sua homenagem a Ozzy Osbourne, ao tocar “Mama, I’m Coming Home” na noite da morte do lendário cantor. “Eu estava fazendo tudo que podia para não chorar e errar. Literalmente desde o segundo que recebemos o alerta de que aconteceu, eu pensei: ‘Não podemos simplesmente não fazer nada. Temos que fazer algo'”, relatou ele.
Wolfgang também compartilhou sua empolgação com a próxima turnê ao lado de Myles Kennedy para promover “The End”: “É engraçado pensar que esta é realmente apenas nossa segunda turnê como headliner. Temos muita música para escolher agora e há muito material novo que eu definitivamente quero apresentar para todos.”
Sobre sua música “I Really Wanna”, o artista refletiu: “Acho que compor, por si só, para mim é algo catártico. Percebi que, não importa o que eu faça, alguém em algum lugar vai ficar realmente furioso comigo. Então, eu bem que posso aceitar isso e tentar me divertir no final das contas.”
Com “The End” prestes a ser lançado, Wolfgang Van Halen continua a trilhar seu próprio caminho na música, honrando o legado de seu pai enquanto constrói sua identidade artística única.