Yes Inicia turnê “Fragile” com apresentações raras e novo visual

Yes Inicia turnê Fragile com apresentações raras e novo visual

A banda de rock progressivo Yes deu início à sua aguardada turnê “Fragile 2025” na quarta-feira, 2 de outubro, em Wallingford, Connecticut. No primeiro show, o grupo apresentou seu álbum clássico de 1971 na íntegra, contando com um novo telão de vídeo que exibe obras do designer de longa data da banda, Roger Dean.

A apresentação começou com uma seleção de outros sucessos do Yes, incluindo algumas músicas que não eram tocadas desde 2019, como “Onward”, “Madrigal”, “Soon” e “Tempus Fugit”. De acordo com o Setlist.fm, a banda não tocava “Long Distance Runaround” desde 2016. Além disso, eles apresentaram pela primeira vez ao vivo “Circles of Time”, faixa do álbum “Mirror to the Sky” de 2023.

No encore, o Yes surpreendeu os fãs com sua primeira versão ao vivo de “The Word”, uma canção menos conhecida dos Beatles.

Atualmente, o Yes é liderado pelo guitarrista veterano Steve Howe, que se juntou à banda a tempo de gravar “The Yes Album” em 1971, trabalho que precedeu imediatamente “Fragile”. O restante da formação atual inclui o tecladista Geoff Downes, o vocalista Jon Davison, o baixista Billy Sherwood e o baterista Jay Schellen.

“Todos os álbuns da banda tinham uma sensação e abordagem únicas”, disse Howe em comunicado oficial. “Depois de ‘The Yes Album’, muitas coisas se juntaram, com Eddie Offord coordenando os procedimentos como coprodutor. Enquanto a banda se concentrava em apenas quatro músicas principais com arranjos completos, cada um de nós escreveu e projetou uma peça solo, que foi uma ótima ideia do Bill [Bruford, ex-baterista].”

“Fragile” tornou-se um sucesso multiplatina, com músicas emblemáticas como “Roundabout”, “Long Distance Runaround” e “Heart of the Sunrise”. “Nos deu confiança, além da nossa própria crença interna. Criamos essa torção musical incomum, mas perceptível para o rock e o que mais tarde se tornou prog”, acrescentou Howe.

A relação criativa com Roger Dean remonta ao seu trabalho na capa de “Fragile”. Além do telão de vídeo, suas obras também estarão expostas na área de merchandising de todos os shows. “A primeira vez que assisti às animações com a música foi incrível”, comentou Dean. “É maravilhoso como ficou muito mais poderoso com ambos juntos.”

A turnê “Fragile” continuará até novembro, com apresentações em diversas cidades americanas. Os ingressos estão à venda no site oficial do grupo.